Facebook youtube Instagram

Manga com leite faz mal?

mangaleiteMito: Esta questão é histórica: na época da escravidão os senhores de engenho, preocupados em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos (quanto menor o consumo maior a sobra para comercialização) e conhecedores da grande quantidade de manga que os escravos consumiam devido à fartura dessa fruta, diziam que comer manga e tomar leite poderia até causar a morte. Este foi um artifício utilizado para diminuir o consumo de leite pelos escravos.

Realmente isso é apenas mito, mas não faz muita diferença, pois, manga é uma fruta tão boa que pode ser saboreada sem outro alimento.

Uma fruta tropical. Vinda da Ásia e cultivada em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, justamente por causa do clima. Fruta suculenta e muito saborosa, encontrada de vários tamanhos e formas, de acordo com cada espécie. Entre outras, temos manga rosa, espada, coquinho, Bourbon, Haden, Tommy, coração de boi, Palmer, etc.

Assim como outros alimentos, as frutas também devem ser consumidas com moderação, ainda mais as mangas, que têm em torno de 50 a 70 calorias para cada 100 gramas dependendo da variedade. Até porque são frutas que podem pesar 120 gramas a unidade, mas também tem aquelas que vão de 400 a 700 gramas ou mais e isso modifica bem o valor calórico total da fruta.

No acompanhamento NUTRIFUNCIONAL você será informado, de acordo com sua individualidade bioquímica a quantidade e frequência de consumo de manga para você!

Mas que é uma fruta boa, isso é sim.

Excelente fonte de vitaminas betacaroteno e C, O grau de vitaminas depende da maturidade e variedade da fruta. As verdes contêm mais vitamina C e conforme vão amadurecendo, a quantidade de e substâncias antioxidantes (carotenoides)- betacaroteno aumenta. Rica em potássio, vitamina K , complexo B, ferro, cálcio, magnésio, zinco .Rica em fibras: especialmente pectina uma fibra solúvel que ajuda a normalizar os níveis de colesterol e glicose do sangue; possui 2g de fibras em cada 100g ( na variedade tomy Atkins).

Importantes para digestão, bom funcionamento intestinal, anemia, fortificação de ossos, imunidade, protetora da pele e dos olhos, de doenças cardiovasculares, do sistema nervoso e até do cérebro.

Na hora de comprar verifique se a fruta está firme, com superfície que não se rompe ao apalpar e que não apresente rachadura na casca. Seu período sazonal é de novembro a janeiro. Deve ser conservada em local fresco ou em geladeira. Mas, se ainda estiver com a casca bem verde e firme pode deixá-la embrulhada em folha de papel que chega ao ponto de maturação em poucos dias, é só observar.

Ela pode ser consumida em saladas, em sucos, em pratos quentes como, por exemplo, frango com manga, pura e in natura mesmo que é uma delícia .Veja aqui algumas receitas super fáceis e venha conhecer a Nutrição Funcional . Ligue 21072222/2226 e agende sua consulta

Sorvete de manga

Ingredientes:

2 magnas Tommy – tamanho médio

2 colheres (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

50ml de leite de coco

Preparo:

Junte todos os ingredientes e misture-os em um processador de alimentos até que tenha a consistência de um sorvete. Sirva em seguida.

Vale a pena provar!!

Suco de manga com limão

Ingredientes:

1 manga média

¼ de limão sem casca

3 xícaras de água mineral (c/ ou s/ gás) gelada

Modo de preparo:

1- Pique a manga e reserve;

2- Descasque o limão, retire as sementes e bata no liquidificador, juntamente com os demais. Sirva em seguida.

Mate com manga e limão

Ingredientes:

300ml de água fervente

2 colheres sopa de mate tostado a granel

½ manga pequena

1 colher sobremesa de suco de limão

Adoçante à gosto

Modo de preparo:

1- Despeje a água sobre o mate. Abafe por cinco minutos e coe. Bata o chá no liquidificador com a manga, o suco de limão, o adoçante e o gelo. Coe e sirva gelado

Creme manga, morangos e banana

Ingredientes:

1 ½ xícara de manga congelada

12 morangos congelados (de preferência orgânicos)

2 bananas congeladas

Modo de preparo:

1- Passe as frutas pela centrifuga, separando-as em travessas diferentes;

2- Com uma concha de sorvete, faça as bolas e arrume alternadamente na taça: uma bola de sorvete de manga, uma desorvete de morango e uma de sorvete de banana. Sirva imediatamente.

Molho de manga

Número de porções: São 6 porçoes de 2 colheres de sopa.

Ingredientes:

2 xícaras de manga

1 xícara de tomate

2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou suco de limão

1 xícara de água

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador.

Geleia de manga

Ingredientes:

3 mangas Palmer(700g sem casca e sem caroço) 1 xícara de chá de suco de laranja lima (200ml) (ajuda a adoçar) 1 pitada de sal

Modo de fazer:

Descascar a manga e cortar em fatias grossas; (cozinhar bem abafado para concentrar o sabor).

Colocar numa panela de pressão com o suco e o sal; (para ficar mais doce usar panela destampada ou suco de laranja ácida) .
Cozinhar por 20 minutos após início da pressão;

Destampar e ir mexendo até secar bem o caldo. Para ficar em ponto de geleia, deverá cozinhar até soltar bem do fundo da panela;
Rendimento: 300g