Facebook youtube Instagram

Conheça as diferenças entre o Colesterol Bom e Ruim

coretesrol bom ou ruimO colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento.

Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom - HDL e o colesterol ruim - LDL. A diferença consiste entre eles consiste em:

• Colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.

• Colesterol ruim (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

O colesterol ruim é conhecido por LDL, que significa Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade, e o colesterol bom é conhecido por HDL, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade.

Valores de referência do colesterol

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são:

• Colesterol bom (HDL): >60 mg/dl

• Colesterol ruim (LDL): < 130 mg/dl; sendo abaixo de 100 mg/dl em pacientes com alto risco para doença coronariana.

Pode-se avaliar os níveis de colesterol através de um exame de sangue.

Seu Colesterol está alto?

Venha conhecer a Nutrição Funcional

Ligue e agende sua consulta – ligue 21072222/2226

Veja as dicas sobre alimentação!

Como fazer para reduzir o colesterol por meio da alimentação ?

As comidas que reduzem o colesterol fazem isso de diferentes maneiras. Algumas contêm fibras solúveis, que retiram o colesterol do corpo antes mesmo que ele entre na circulação. Outras são ricas em substâncias químicas que bloqueiam a absorção dessa gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Quais os alimentos que contribuem para que o colesterol se mantenha de forma ideal?

1.Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, atum, bacalhau, etc): essa substância auxilia no controle e na redução do colesterol .

2.Soja e derivados: rica em vitamina E, ela aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol

3.Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.

4.Chia: rica em fibras e ômega 3, uma dobradinha poderosa contra o colesterol.

5.Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.

6.Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL
7.Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).

8. Quinua: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado

9.Óleos vegetais de linhaça e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de 10.gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.Linhaça: fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue

11.Quiabo: aqui, é a grande quantidade de fibras solúveis que ajuda a reduzir o colesterol no sangue.

12. Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL)

13. Berinjela: ela contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicérides.

14. Uva e suco de uva: aqui o dono do “milagre” se chama resveratrol, presente tanto na fruta quanto no suco integral dela.

15. Cebola: além de reduzir o colesterol, ela tem ação anti-inflamatória, o que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.

16. Maçã: ela é rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.

17. Feijão: rico em fibras solúveis, adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.

18. Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol.

19. Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue

20. Aveia: ela contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol