Facebook youtube Instagram

Alimentos Funcionais e Diabetes

Alimentos Funcionais eDiabetes Se você é Diabético, já sabe que a alimentação tem papel fundamental no controle desta doença, mas será que você sabe que alguns alimentos possuem substâncias que atuam de forma decisiva na prevenção de alguns problemas como a retinopatia, nefropatia e neuropatia no diabetes?

Preste atenção nestas informações:

Chá verde (camelia sienensis): a catequina EGCG, substância funcional encontrada no chá verde, previne a retinopatia e a neuropatia diabética, além de auxiliar na redução do peso corporal, que é um dos fatores de controle da doença..

Ácido alfa-lipóico (ALA): substância encontrada nas carnes principalmente no coração de porco, melhora a ação da insulina e auxilia na redução da taxa de açúcar no sangue.

Gengibre (extrato de gengibre): possui substâncias antioxidantes que promovem a melhora da circulação sangüínea prevenindo os problemas circulatórios, causados pela doença.

DMAE (Dimetilaminoetanol): muito utilizado em cremes para rejuvenescimento da pele, o DMAE é na verdade um nutriente extraído de peixes como o salmão e com excelente ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular, e assim como o chá verde, reduzindo os riscos de retinopatia e neuropatia diabética.

Ácido Linoléico Conjugado (CLA): é o Omega 6 modificado, encontrado no leite e nas carnes de animais ruminantes e algumas sementes como girassol. Melhora a ação da insulina e auxilia na redução da gordura corporal, com conseqüente na absorção do carboidrato ingerido.
Glucomanan: fibra solúvel com alta capacidade de retenção de carboidratos. Quando consumida antes das refeições retarda a absorção dos açúcares reduzindo os riscos de hiperglicemia.

1) Hortaliças: Compostas principalmente por celulose, hemicelulose, pectinas, proteínas e polifenóis, são a principal fonte de fibras dietéticas, portanto eficazes no controle da glicemia e risco do diabetes.

2) Aveia: cereal rico em fibras solúveis e com efeito hipoglicêmico (diminui o açúcar no sangue).

3) Soja: leguminosa rica em fibras solúveis, muito utilizada em pesquisas sobre o tratamento do diabetes, pois além de fibras possui um outro composto (isoflavona). Sabe-se que a genisteína, um tipo de isoflavona promove aumento da secreção de insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue.

4) Farinha da casca do maracujá amarelo: Estudos realizados em pacientes portadores de diabetes demonstram sua eficácia no controle dos níveis glicêmicos desses pacientes. A casca de maracujá é rica em pectina, dessa forma é capaz de ajudar no controle da glicemia.

5) Farinha de banana verde: A banana verde é um alimento rico em fibras, por causa do amido resistente e de baixo índice glicêmico, ou seja, apresenta digestão e absorção mais lentas, o que evita picos de hiperglicemia.

6) Farinha de feijão branco: A farinha de feijão branco possui uma proteína chamada faseolamina, uma glicoproteína que auxilia no emagrecimento, ajuda no tratamento da diabetes e reduz os níveis de triglicerídeos do sangue, pois reduz à absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc.

7) Batata Yacón: Esse tubérculo tem gosto de pêra, mas se parece com uma batata. Ela é rica em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano, e por isso, estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue.

8) Castanhas e Amêndoas: Ricas em nutrientes, principalmente cromo e zinco, que atuam aumentando a sensibilidade à insulina, ocorre por meio de uma série de reações e termina aumentando a captação de glicose. Um estudo mostrou que após o aumento do consumo de amêndoas por um grupo de pacientes, verificou-se nos voluntários um aumento da sensibilidade à insulina, o que melhora o processamento de açúcares pelo corpo.

9) Óleo de Linhaça: O óleo de linhaça é rico em Omega 3, que ajuda no controle da glicemia, por ser um alimento antiinflamatório. Use na salada ou sobre a preparação pronta.

10) Canela: Acredite! Incrivelmente, só por salpicar canela na sua comida você pode diminuir o seu nível de açúcar no sangue. Componentes da canela auxiliam o corpo a usar a insulina mais eficientemente, de modo que mais glicose possa entrar nas células. Um estudo recente demonstrou que em pessoas com diabetes, apenas 1/2 colher de chá já consegue diminuir significativamente o nível de glicose. Então trate de adicionar canela em pó na sua torrada de pão integral, aveia, maçã ou até em pratos com frango. Ou deixe a canela em pau de molho na água quente para fazer uma xícara de delicioso e curativo chá de canela.

VENHA CONHECER A NUTRIÇÃO FUNCIONAL!

PREVINA O DIABETES COM A NUTRIÇÃO FUNCIONAL !

 

ERIKA NÓBREGA

Nutricionista Funcional

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.